Ingredientes:
Azeite de oliva (2 colheres de sopa para a carne e 2 para o arroz)
Manteiga (1 colher de servir para a carne e 1 para o arroz) * pra falar a verdade eu nem meço tá gente? coloco de olho mesmo
2 caldos de carne
1 peça de filé cortada em tiras (mais ou menos o tamanho e largura do dedo polegar)
2 dentes de alho picados
1 cebola em cubinhos
4 xícaras de arroz arbóreo (a conta geralmente é 1 xícara para duas pessoas)
3/4 de xícara de vinho branco seco (não precisa ser vinho caro, tá bom? e você pode guardar na geladeira para fazer risoto ou outras receitas que ele não estraga)
1 pote de tomate seco picado (usei aquele pote de 180 g conservado em óleo, mas fica totalmente à gosto para mais ou para menos) descarte o óleo
1 caixinha de creme de leite
1/2 maço de rúcula lavado e picado (eu tiro aqueles talos maiores, se o maço for pequeno pode colocar inteiro)
Queijo parmesão e manjericão à gosto para finalizar
Modo de fazer:
1 – Antes de iniciar o preparo do risoto, dilua os caldos de carne em dois litros de água fervente e mantenha essa água quente para a hora do cozimento do arroz.
2 – Em uma panela, de preferência que seja mais larga, aqueça a manteiga e o azeite de oliva.
3 – Coloque o filé e não mexa até que comece a dourar por baixo. Quando começar a fazer aquele barulhinho de fritando, você vira! Não pode mexer com a carne antes porque senão vai criar muita água e ela vai cozinhar ao invés de fritar. Não encha muito a panela de carne, se preciso for, faça em duas ou três etapas. Quando ela estiver fritando, tempere com sal e pimenta do reino. Como esse processo demora um pouquinho, você já pode em uma panela a parte ir preparando o arroz.
Arroz:
4 – Aqueça o azeite e a manteiga e coloque a cebola para fritar.
5 – Quando ela estiver começando a dourar, acrescente o arroz e deixe fritar mexendo bem até ele ficar esbranquiçado.
6 – Acrescente o vinho e mexa bem até o arroz absorver todo ele.
7 – Agora é a hora de acrescentar o caldo de carne e ir mexendo. Coloque umas três conchas de caldo e mexa até o arroz absorver. Repita o processo até o arroz ficar al dente. Isso leva aproximadamente uns 25 minutos. É parte crucial para que o arroz libere o amido e o risoto fique cremoso!
8 – Arroz al dente, adicione a carne e mexa, depois o tomate seco e mexa novamente. Observe, se o caldo acabar e for preciso mais cremosidade ou o arroz não estiver cozido, você coloca mais água para esquentar e vai misturando ao arroz. Se necessário coloque mais sal também. Depois de acertar o sal e ponto do arroz, adicione o creme de leite e a rúcula e o risoto está pronto.
Para servir e montar um prato bem bonito, finalize com o queijo parmesão ralado e as folhas frescas de manjericão!
Prepare-se para muitos elogios!!
Minha linda!Muito Obrigada por essa receita,e tantas outras maravilhosas.Fiz com camarão pq tinha em casa,e ficou maravilhoso igual.Sabes que moras no meu core.